SEGUIDORES

ESCOLHA

ESCOLHA --- O LIVRAMENTO DE DEUS --- ARREPENDIMENTO-- ÁGUA PURA
_________________________________________________________________
                     
Estudando a Bíblia esta semana, para a aula da EBD, que tem em destaque a opção de escolha do Profeta Jeremias, que diante de Nebuzaradã, capitão da guarda do rei Nabucodonozor, é lhe dado duas opções de escolha, ir para a Babilônia ou ficar com o remanescente do povo em Judá, me deparei com outro fato acontecido muito antes de Jeremias, envolvendo dois homens, duas opções e uma escolha.

Gênesis.13.1-13

Abraão e seu sobrinho Ló saíram juntos de Ur dos Caldeus, depois, precisaram se separar devido a contendas e brigas envolvendo os seus pastores, causado principalmente pelo tamanho de seus rebanhos. Abraão tomando iniciativa para resolver o impasse, deixa que Ló faça primeiro a sua escolha
“Ora, não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda” (Gn 13. 8-9). Importante destacar que o pai da Fé ao sugerir tal escolha, agiu com benevolência, evitando brigar com seu sobrinho e os pastores deste. Deu a Ló a oportunidade de fazer a escolha primeiro, demonstrando renúncia, amor e desprendimento aos bens, como também a confiança de que Deus continuaria provendo tudo a ele.Princípio da escolha:

* Ganância: Ló era ganancioso. Ele preferiu a campina verde bem regada do Jordão. Por este tempo, a campina do Jordão era viçosa, com recursos naturais abundantes, o que garantiria a ele o crescimento de seus bens. É importante ressaltar, que próximas dali ficavam as pecaminosas cidades de Sodoma e Gomorra.* A aparência: As campinas do Jordão eram atraentes. Era como o jardim do Senhor (Gn 13.10). Esta exuberante comparação relembra as condições do Édem (Gn 2. 10). Em uma região árida, a abundância de água evoca a imagem do paraíso.Consequência da escolha:

Ao escolher faltou a Ló direção divina, Sodoma estava dominada pelo pecado,
“eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o Senhor” (a terra estava contaminada). Ló não procurou saber disso antes de escolher (O rótulo não garante o conteúdo). E como consequência Sodoma foi destruída (Gn.19), e com a destruição da cidade, Ló perdeu seu rebanho, servos, bens e sua família.Conclusão:

Aprendemos com isso que nossas escolhas financeiras, sentimentais, profissionais, espirituais, etc, determinarão o futuro da nossa vida. A nossa escolha deve ser motivada pela direção e resposta de Deus, pois Ele tem respostas grandiosas para o seu Povo.
“Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são caminhos de morte” Pv 16.25".

LM
 

  ©2012 - ADMV

TOPO