SEGUIDORES

Uma palavra sumida dos púlpitos modernos “Arrependimento”.

ESCOLHA --- O LIVRAMENTO DE DEUS --- ARREPENDIMENTO-- ÁGUA PURA
_________________________________________________________________
Arrependimento?

Mateus 3.2 : Arrependei-vos, “porque é chegado a vós o reino dos céus”.

              Uma palavra que não é muito comum ser ouvida nas pregações que frequentemente se ouve nos púlpitos hoje, onde o que mais vemos são mensagens de barganha você dá isso a” Deus que Deus te dá aquilo” o que foge a realidade bíblica.

Mas o que é Arrependimento? Pode ser definido como uma verdadeira tristeza pelo pecado e um desejo seguido de um esforço enorme para abandona-lo , ele sente culpa pelos atos outrora cometidos e esse sentimento de culpa é produzido mediante a ação da pessoa do Espirito Santo que aplica a palavra de Deus ao seu coração, e essa aplicação se dá quando palavra de Deus começa a agir na consciência do homem sensibilizando o seu coração e intensificando o desejo de abandonar o pecado.

Elementos que compõem o arrependimento:
·        Elemento Intelectual: O individuo para a ter uma mudança de conceitos, ele passa a entender que pecado envolve culpa pessoal. Nas escrituras isso é entendido como “conhecimento do pecado” Rm.3.20 “Visto que ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”. Este precisa ser acompanhado dos demais elementos caso contrario provoca apenas medo de castigo eterno, porém sem força para rejeitar e abominar o pecado.

·   Elemento Emocional: O individuo passa a ter um outro sentimento que gera tristeza pelo pecado contra um Deus santo justo e amoroso e ele se sente envergonhado por isso , e tal coisa é produzida pela ação do Espirito Santo mediante a nova mudança de conceitos que ele tem pela percepção da palavra que agora passa a atuar em seus sentimentos 2 Cor.7.9 ,10“Agora, me alegro não porque fostes contristados, mas porque fostes contristados segundo Deus, para que, de nossa parte nenhum dano sofrêsseis. Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”.

·     Elemento da Vontade: O individuo passa ater agora um novo proposito, completamente diferente ao seu antigo posicionamento em relação ao pecado, e ele tem uma vontade enorme e é impulsionado por essa vontade de buscar perdão e de se sentir purificado do seu antigo estado. Salmo 51.7. “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” só é possível a operação da vontade nesse sentido mediante a atuação dos outros elementos.

 Quero te dizer uma coisa se você não se arrependeu ainda! Está na hora de começar a pensar no assunto com muito carinho e vou te dizer porque.

·        É necessário para o perdão dos pecados: At. 2.38 “Respondeu-lhes Pedro: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espirito Santo” lamento mas nesse caso não tem oração de descarrego que dê jeito e nem banho de sal grosso.

·    É fundamental para a vida eterna: Atos 11:18 “E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento par a vida. Não está incluído campanhas na igreja nem ofertas de amor, como algumas pessoas ensinam.

·    O arrependimento é ordenado por Deus: At.17.30 “Ora, não levou Deus m conta os tempos de ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” elemento fundamental.

·      E o arrependimento produz fruto: Mt 3.8”Produzi pois frutos dignos de arrependimento.

Pr. M. Francisco.
 

  ©2012 - ADMV

TOPO